quinta-feira, agosto 03, 2006

Rosa dos Ventos

Cada passo que dou tem uma direcção.

Incerto do ponto que foquei no horizonte por, distraído, desviar o olhar
- uma voz que cega, um cheiro que chama, qualquer coisa, nada... Sigo.

Aprendo a ler sinais, pistas desconexas, que encaixo num mapa traçado à partida por desejos e lendas que quis para mim. O plano original, idílico, é rescrito com acasos e coincidências, torna-se real e vivo. O mesmo fim, outros meios, mas aprendo que as lendas não voltam a acontecer.

Há sinais mais intensos, recorrentes, sinto neles poder confiar. Como a nortada de Agosto que ao final da tarde conta as histórias de onde vem. Orienta-me a vida, enfuna-me a alma e segue sem julgar. Certo dia deixou-me uma rosa mas, apesar de um perfume que conheço tão bem, também havia espinhos para decifrar.

Guardei a mensagem e trago-a sempre comigo.
Sigo... O mesmo fim, outros meios. Um dia saberei se estou onde devia estar.


"Cheio de Deus, não temo o que virá
Pois, venha o que vier, nunca será
Maior do que a minha alma."
Fernando Pessoa, A Mensagem

4 comentários:

Cuze disse...

o poema de FP completa a tua prosa poética!!
estou cada vez mais interessado neste blog!!
não via tanta profundidade nas palavras, há algum tempo!!

continua!!

Jorge Pinto disse...

Cuze, como já começo a ter alguns leitores assíduos estou a dar um empurrãozinho ao principiante... :D

Trata-se apenas de procurar nas palavras de outros a descrição daquilo que escrevo. A obra de Fernando Pessoa tem muito para encontrar.

Muito obrigado, agradeço-te mais uma vez o elogio. Continua... também a voltar.

Abraço

Unknown disse...

Estamos sempre onde devemos estar, por muito que isso só faça sentido, quando já não estamos onde estávamos.. ;)
Pessoa fascina-me, é quase como um vício..
Beijinho, grande..

Jorge Pinto disse...

Susana, acho que será uma retrospectiva tão mais positiva quanto mais decisões nossas virmos no nosso passado. Nesse caso, dependeremos mais de nós para definir novos caminhos ou corrigir um ou outro passo. Não será que isso nos faz crescer como pessoas?

E nos entretantos, temos sempre Pessoa para nos inspirar...

Beijinho