quarta-feira, agosto 30, 2006

Danças Ocultas


Não sei o que sinto, estou ainda atordoado...

Partilho a sombra com a leve brisa que junto a mim se vem também abrigar. Respiro-a profundamente, ainda quente, acalmando os poros que o calor fez dilatar.

O suave canto das folhas embala-me sonhos que partem, vagueiam sem rumo, além das fronteiras traçadas pelo sol com as formas dos frondosos corpos
sob os quais me deleito. Não têm limites para respeitar. Deixo-os ir e encosto no tronco, deste jardim o trono de onde tudo vejo e em que meu olhar reina sem pensar nem julgar.

E eis que vejo, por entre cortinas de água que como miragens se elevam no ar, uma silhueta feminina, correndo, brincando, sorrindo, mais feliz quando os translúcidos panos não têm tempo para abrir antes de por eles passar.

Fecho os olhos. Chamo de volta os sonhos e de repente quem corre sou eu, és tu, um par. E já não corremos, antes dançamos, em salões que também dançam, ao som da mesma música: vento, folhas, água. E tudo parece tão natural...

Abro os olhos. Ainda eu e a brisa, descansando.
Respiro-a profundamente, ainda quente, de tão real ser meu sonhar. Olho em volta e percebo. Estás na minha natureza.


"Quero fazer contigo o que a primavera faz com as cerejeiras"
Pablo Neruda, Vinte poemas de amor e uma canção desesperada

9 comentários:

Pedro Ferro disse...

Os teus versos bebem-se como um copo de água num dia quente de Verão, de um trago e a gosto genuino... mais uma vez vadiei nas imagens que a tua escrita proporciona... excelente imagem e verso final, apetece-o ir repetir em segredo à pessoa de quem gostamos...
Parabéns

Unknown disse...

E que belas danças, suaves, ingénuas, meio nervosas, genuínas, lindas..

"Olho em volta e percebo. Estás na minha natureza."

Beijinho, grande..

Anónimo disse...

Estive a organizar pensamentos sobre as mulheres e gostava de as partilhar.

Ora bem:

O que uma mulher quer?

Uma das coisas que a mulher mais quer, antes de mais nada, é atenção! A mulher quer e precisa de ser notada, observada, ouvida, considerada. A mulher quer dos homens a atenção para o facto da sua condição de mulher, mulher feminina, com gentilezas e docilidades. Que a notem por sua condição de sensibilidade, generosidade e compaixão. E como as mulheres se esmeram para serem notadas! A sua aparência na sua essência de mulher!

A mulher quer protecção! Não porque seja ou sinta-se incapaz de se proteger a si própria. O que a motiva é a percepção da disponibilidade do homem para com ela: de um braço que a ajude a sair do carro, que lhe seja oferecido o lado mais seguro do passeio, de lhe ser cedido um casado que a abrigue do vento e do frio,... Protecção significa o desejo que a mulher tem de perceber-se considerada a ponto de algúem (um homem!) fazer algo por ela, e não necessáriamente para ela, por ela ser mulher.

A mulher precisa de ser "mãezona" de todos. Há na mulher uma capacidade de doação, de uma entrega a alguém ou a alguma causa que a comove. A mulher quer e precisa de se dedicar a alguém todo o seu potencial de amor. Isto é a parte mais significativa da realização da mulher.

A mulher quer ser única! A mulher percebe em no seu interior que não é justo para ela, depois de tanto cuidado e doação, não ser considerada a única mulher por um homem. A sua auto-estima, amor próprio e senso de dignidade, ao fundo mais do que ciúmes e egoísmos, a fazem reivindicar a unicidade da sua relação. Uma mulher não quer ser a favorita, quer ser a única!

A mulher quer estabilidade! Ser "para sempre" é o seu ideial! E para isso a mulher desenvolve uma capacidade de resignação e paciência admiráveis.

A mulher! Bicho confuso e lindo! Lindo porque é única, confuso porque não há manuais que as percebam.

Pinto, siga prá frente com a bola!

Cláudia Vau disse...

Obrigada pelo convite!

Visitar o teu blog neste dia cinzento foi como abrir a janela à primavera!

;)

Jorge Pinto disse...

Pedro, repete-o e sem referências. Porque todos apagamos a nossa sede noutras palavras e porque quem gosta o suficiente para dizer algo assim, já o terá dito, mesmo sem palavras.

Abraço

Jorge Pinto disse...

Susana, bastará, talvez, um pouco de música ou até de silêncio, mas que nesse momento fale por nós... ;)

Beijinho

Jorge Pinto disse...

Vasco, eu próprio às vezes não sei bem o que quero...

No entanto, quando organizar essa parte ponto por ponto, acho que o objectivo final, the big pig picture, continuará a ser comum a mulheres e a homens: ser feliz.

Abraço

Jorge Pinto disse...

Cláudia, agradeço eu a visita.

Espero poder estar à altura dos dias de inverno que, calmamente já se anunciam. Volta sempre.

Beijinho

Cuze disse...

Mais um belo texto, fresco, luminoso e brilhantemente retemperador. Nota-se que a inspiração que te impele a escrita tem uma natureza doce e leal, e brinda-nos a nós com belas palavras.
Parabéns mais uma vez!!