sexta-feira, agosto 11, 2006

Sol Menor


Quero mostrar tudo o que sinto sem ter de descrever, de falar.
Inventar uma palavra que defina tudo sem necessitar de explicar.
Algo tão forte e profundo quanto Saudade, quanto Amor...
Abstrata. Mas que encerre em si todo este torpor.

Nem sempre temos tudo o queremos. Descrevo-me no som de um acorde...


"Há sem dúvida quem ame o infinito
Há sem dúvida quem deseje o impossível
Há sem dúvida quem não queira nada -
Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles:
Porque eu amo infinitamente o finito
Porque eu desejo impossivelmente o possível
Porque eu quero tudo, ou um pouco mais, se poder ser,
Ou até se não poder ser..."
Álvaro de Campos, O que há em mim é sobretudo cansaço

6 comentários:

BecaS disse...

Sol menor, som de Inverno,
vibra sem força, calor, emoção;
que acordes dessa penumbra,
te desvies da tua sombra
re-inventes a tua canção.

Muda o tom, cordas soltas,
teclas brancas, pretas, às cores,
re-descobre da chuva e do vento,
o silêncio da noite, o relento,
e pinta-o com novos sabores.

Escolhe a Vida, toca no Sol,
o Maior, que para sempre arderá,
vive o Sonho, usa a Sorte
torna-te um Homem mais forte,
e um dia..., quem saberá?...

Jorge Pinto disse...

Deste sol quis a sonoridade, amigo Becas, que, por entre os outros outros onze disponíveis, retirei do tom de uma música que às vezes canto, triste de facto, mas que acho muito bonita.

Obrigado pelos versos. Recordam-me que devemos querer o futuro porque ele existe por si só e não apenas porque houve um passado.

Abraço

Cuze disse...

Poucas palavras se aproximam das palavra saudade, amor ou mesmo o inglesismo stoke, na sua capacidade de decifrar eximiamente sentimentos profundos na nossa alma! São palavras que tal como tu referes, não precisam de explicaçõs, a sua sonoridade e significado servem por si só para explicar o que sentimos.

Poucas palavras ocorrem na nossa existência como essas... para sentimenos puros, palavras nobres! Mas como em tudo na vida, o nosso espirito raramente está impregnado de um so sentimento (senão seriamos infinitamente felizes, nostálgicos ou infelizes)... sendo normalmente um caldeirão de sentimentos, sensações e emoções. Misturam-se, interagem e toldam-nos claro, a personalidade. para isso não há palavras simples, nobres!! É o que da o sal à vida... é no fundo, o que faz de viver, uma experiência desfiante!!

hasta

Jorge Pinto disse...

Cuze, acho que no fundo temos de ser tudo o que podermos ou, pelo menos, olhar para trás e ver que não falhámos por desleixo.

Por agora, acho que as três notas que compõem este acorde me definem bem. Espero chegar ao fim e poder mudar para algo como Inteiro...

Abraço

Unknown disse...

Saudade é uma palavra que diz tudo, conta histórias de amor até em silêncio..
Beijinho, grande..

Jorge Pinto disse...

Nesse silêncio torno-me o meu maior confidente. E corro a saudade, o amor, outras palavras e outros sentimentos cujo significado não chego a esgotar. Daí querer algo que traga o bocadinho de cada um deles que pretendo transmitir. Daí esta harmonia...

Beijinho